Uma pesquisa realizada pela Marketing Land mostrou que ciência e análise de dados vem sendo uma habilidade cada vez mais demandada nas agências de comunicação, e isso tende a crescer ainda mais. O setor tem se adequado bem à transformação digital, e pode ser considerado vanguardista nesse aspecto.

De acordo com a Forbes, o marketing é uma das áreas que mais utiliza dados para tomar as decisões nas empresas. A pesquisa da Marketing Land ainda mostra que os profissionais de marketing vêm focando cada vez mais em análise de dados para atender essa exigência do mercado.  Além disso, pesquisa feita pela Rock Content e pela Resultados Digitais apontou que 80,4% das empresas utilizam alguma ferramenta digital para medir o desempenho das campanhas de marketing no ambiente online. Dentre as ferramentas levantadas, o Google Analytics ganha destaque entre as empresas brasileiras. A QDOIS teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a plataforma em um dos projetos para um grande cliente no mercado de Marketing Digital.

Neste artigo, vamos te dar 4 dicas de como usar os dados na comunicação da sua organização. Confira:

Ferramentas de marketing + ferramentas de análise de dados 

Por mais que o próprio Google Analytics possua algumas visualizações para exibição dos dados coletados de seu site, a interpretação do desempenho de suas campanhas digitais pode ser um pouco obscura. Isso abre espaço para a utilização de poderosas ferramentas de BI para tratar e explorar os dados com mais clareza.

Em um mercado cada vez mais global, utilizar o Business Intelligence para manter o controle dos dados, capacita a empresa a ser mais competitiva e precisa em suas ações. Combinar a utilização de ferramentas de marketing com ferramentas de análises de dados auxilia no processo de gestão de investimento, no acompanhamento de desempenho de campanhas e anúncios, além do auxílio na tomada de decisão. Também permite ao cliente analisar amplamente seus dados em qualquer nível de granularidade. Além do cruzamento de informações de diversas naturezas, como clicks, visitas, impressões, engajamento e outros diversos tópicos que poderiam ser abordados facilmente dentro do Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de gestão de marketing digital. 

Se oriente pelos resultados 

Um hábito comum nas áreas de comunicação é medir as atividades realizadas, ou indicadores intermediários, o que não é errado. No entanto, para fazer análises mais efetivas, é importante também medir os resultados, ou indicadores fim, que medem o desempenho do processo em função do seu objetivo, como o RPL (Retorno sobre o Patrimônio Líquido). Assim, é possível analisar o cenário de maneira mais complexa, entender o que funciona ou não, quais resultados estão sendo alcançados, quais sãos os melhores indicadores para área e medir se estão sendo efetivos. 

Extraia o máximo de seus dados 

Explorar seus dados a fim de obter insights nunca antes vistos é essencial. Na comunicação, muitas pessoas se guiam por quantidade de seguidores, alcance, engajamento e interação. Porém, outros tipos de dados podem impactar positivamente suas análises. Analisar dados de forma cruzada pode ser uma boa opção para quem deseja fugir do usual e ter novas e melhores percepções dos seus resultados. 

Comunicação Integrada nos dados  

A comunicação e o marketing caminham juntos, por isso, interligar os dados das duas áreas e analisá-los em conjunto é melhor forma de trabalhar. Pode parecer mais complexo, mas traz insights mais ricos para traçar estratégias e tomar decisões certeiras. Entender o que é feito em uma área e quais os impactos disso na outra, também é uma ótima vantagem dessa integração.

Ao inserir a análise de dados nas rotinas da área de comunicação, as empresas vêm ficando cada vez mais inteligentes, por isso, os profissionais que têm conhecimento sobre dados se diferenciam. Usar dados em estratégias de comunicação e marketing pode gerar resultados surpreendentes para as organizações irem além. Para saber como implementar uma estratégia de marketing baseada em dados, fale conosco.