Skip to main content

Diante do agravamento da situação do Coronavírus no mundo, a gerência de TI de um dos nossos clientes, o Grupo SADA, nos demandou uma missão: por meio de análise de dados, ajudá-los a acompanhar a evolução do vírus no Brasil e manter seus colaboradores seguros. 

“O Ricardo Mendes, Gerente de TI, nos ligou no fim da quinta-feira com essa ideia, e logo já abraçamos o pedido. É o tipo de missão que a gente adora. Na segunda pela manhã, os dashboards já estavam disponíveis”, conta Marcelo Sarmento, Diretor de Negócios na BRQ. Para entender, o Grupo SADA tem mais de 7000 colaboradores, espalhados por 56 localidades no Brasil.

Como ser ágil e assertivo na tomada de decisões? Tendo informações acessíveis e organizadas de forma a facilitar análises

Nossas soluções

Utilizando o Power BI, criamos mapas de calor. Isso permitiu à SADA acompanhar a evolução do vírus exatamente nas localidades onde possui colaboradores alocados. 

Para monitorar casos potenciais, identificar os grupos de risco e melhor instruir os colaboradores, a empresa entendeu que um grupo de atenção era formado por funcionários que haviam saído e sairiam de férias. Para isso, criamos um dashboard com um panorama dos funcionários que estiveram de férias ou entrariam nos próximos 30 dias. Tudo isso organizado por faixas etárias e eminência de acompanhamento. 

Dando continuidade à ação, o RH da SADA entrou em contato com esses colaboradores para obter informações referentes a viagens, destino e um checklist de sintomas. Os dados foram coletados via aplicação desenvolvida em Power Apps, que foi embarcada dentro de um relatório Power BI.

Também foi disponibilizado um formulário digital, para que os demais colaboradores registrassem qualquer sintoma apresentado e pudessem ser acompanhados. Outro recurso importante, idealizado por Ricardo Mendes, incrementou o trabalho de comunicação e coleta de dados – a Sara, o chatbot da SADA, fortaleceu o time respondendo dúvidas dos colaboradores e gerando dados para o sistema de BI. 

Municiada de todas essas informações, as equipes de RH e medicina do trabalho estão, diariamente, agindo de modo proativo em um movimento coordenado por dados reais. Na prática, isso permite antecipar riscos e prever medidas mais assertivas para preservar a saúde das pessoas e do negócio. 

Todas essas iniciativas só foram executáveis porque a SADA, além de ser uma empresa sensível à importância do Data Analytics para a Transformação Digital do negócio, já está em um nível avançado na jornada de maturidade dos seus dados. Em momentos como o que estamos vivendo, isso é determinante para a tomada de decisões e construção de caminhos.

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO