Skip to main content

O armazenamento de arquivos em nuvem é um dos principais passos de uma organização em direção à Transformação Digital. Isso porque os sistemas em nuvem facilitam e tornam os processos muito mais rápidos e seguros. Dessa forma, a criação de projetos, seu compartilhamento e o trabalho em equipe fluem melhor em uma empresa, favorecendo um ambiente inovador e modelos de gestão mais colaborativos, além da integração entre os funcionários.

Para te mostrar os benefícios do armazenamento em nuvem para sua organização, listamos aqui os cinco principais motivos pelos quais você deveria migrar seus arquivos e backups para a nuvem.

1. Muito mais segurança 

A nuvem oferece maior segurança contra perdas, roubo, vazamento, corrosão ou qualquer problema proveniente de ataques virtuais. Isso porque os arquivos são criptografados, e normalmente, estão salvos em mais de um local. Além disso, por terem configurações avançadas de privacidade e segurança, os colaboradores de uma organização só conseguem acessar os documentos se tiverem a devida autorização.

2. Compartilhamento facilitado e sem falhas 

Com o compartilhamento em tempo real é possível evitar que as pessoas utilizem uma versão desatualizada dos documentos. Além disso, os usuários podem editar, comentar e compartilhar os arquivos enquanto estiverem online. Com isso, a eficiência e a produtividade da equipe são aumentadas.

3. Mais espaço e melhor desempenho das máquinas 

Outra vantagem é que, como o armazenamento dos arquivos é feito em nuvem, todo o espaço que seria ocupado por eles nas máquinas fica livre, melhorando o seu desempenho, que ficam mais rápidas. Além disso, também há a redução dos custos de infraestrutura relativa ao armazenamento, uma que vez que é necessário apenas um navegador e acesso à internet.

4. Acesso em qualquer hora e lugar 

O armazenamento em nuvem torna possível acessar seus arquivos em qualquer dispositivo, bem como trabalhar remotamente e até off-line. No caso de não haver conexão com a internet na hora em que os arquivos estejam sendo editados, as alterações serão salvas assim que o computador for conectado novamente.

5. Recuperação facilitada de arquivos e versões 

Quando armazenados na nuvem, as mudanças realizadas nos documentos são salvas automaticamente. Dessa forma, existe um histórico desde sua criação, indicando quem fez as alterações e quando. Assim, se houver necessidade, é possível recuperar informações apagadas anteriormente, não importa quanto tempo passe.

O armazenamento em nuvem é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado pelas grandes empresas para proteger seus arquivos. Isso porque, além de ser uma maneira totalmente on-line, ainda mantém estes documentos muito mais seguros, uma vez que as máquinas estão sujeitas a danos que podem danificá-los permanentemente, e isso dificilmente acontecerá nos casos de armazenamento on-line.

Para saber mais sobre Cloud Computing, confira nossos artigos sobre o tema!

BRQ fale conosco