Se termos como apps de negócios, Power Apps, Digital Workplaces, Inteligência Artificial e Business Intelligence lhe parecem saídos de empresas do Vale do Silício e longe da realidade corporativa brasileira, preste atenção. Não se trata disso, mas sim de algo bem tangível e, ao mesmo tempo, profundamente revolucionário: a transformação digital. Mas o que é isso, afinal de contas? E como os apps de negócios podem ser protagonistas da transformação digital da sua empresa? Entenda no nosso post. Boa leitura! 

O que é transformação digital e por que investir nela? 

Mais do que digitalizar processos, transformar digitalmente uma empresa pode ser um grande desafio. Afinal, tendências são renovadas e melhoradas rapidamente e é preciso não estagnar. Pode-se falar, portanto, de uma “jornada” de transformação digital das organizações – algo em permanente construção. 

De acordo com a McKinsey and Company, investir em transformação digital agrega valor ao negócio. Empresas com boa maturidade digital tendem, inclusive, a ter mais ganhos financeiros, uma vez que permite-se, ao menos, o desenvolvimento em quatro grandes frentes:

  • Criação de novas formas de operar uma empresa ou negócio; 
  • Engajamento em tempo real; 
  • Melhora e otimização de processos diversos; 
  • Otimização de análise de dados e posteriores tomadas de decisão. 

Apps de negócios para empresas não virtuais 

Não é segredo para ninguém que a pandemia do coronavírus impôs ao mundo corporativo e às organizações como um todo uma série de desafios. Trabalho, atividades escolares, compras, exercícios físicos e até a mais primária das atividades humanas: a busca pelo alimento. Tudo isso foi rapidamente transformado e passou a ser, quase obrigatoriamente, realizado por meio de aplicativos diversos. Claro, várias empresas já utilizavam sistemas online e grandes gigantes do digital já são conhecidas do grande público hoje em dia. Mas muitas empresas tiveram que repensar seu formato de trabalho e a própria relação com os colaboradores. 

Portanto, é inegável a pandemia potencializou a transformação digital que já vinha ocorrendo. E mais que isso: a interface da empresa com o digital não é somente diante do consumidor ou do cliente final. Ela passa a ser também com o funcionário. Atividades simples como a entrega de atestados médicos ou apresentação de recibos podem ser feitas online, por meio de aplicativos desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada organização.  

A digitalização de processos organizacionais, de acordo com artigo publicado na Harvard Business Review, é um dos potencializadores da desigualdade digital entre as empresas. Em um contexto como o que estamos vivendo, digitalizar antigos processos não é só uma maneira melhorar o desempenho da companhia e facilitar a vida do colaborador. Durante a pandemia – e mesmo quando ela passar – a digitalização de processos pode ser a diferença entre manter os funcionários inclusive mais seguros e satisfeitos. 

Apps de negócios: afinal, eles são para a minha empresa?  

Os aplicativos de negócios podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade atual da sua companhia – independentemente do tamanho dela ou do nível de maturidade digital em que ela se encontra. Diversas áreas da empresa podem se beneficiar dos apps de negócios – desde processos administrativos simples até o atendimento ao cliente final. 

As vantagens de implementar aplicativos de negócios para a empresa são inúmeras. Eles possibilitam:

  • Aumentar a produtividade; 
  • Integrar a equipe; 
  • Gerenciar, com facilidade, dados, usuários e dispositivos; 
  • Descomplicar processos e otimizar o tempo; 
  • Armazenar dados com segurança; 
  • Criar apps de acordo com o seu negócio e setor; 
  • Avançar na maturidade digital sem estagnação; 
  • Tomar decisões com assertividade. 

Mas não se esqueça do título deste blog post: estamos falando de jornada de transformação digital. Com isso, queremos dizer que sua empresa não vai do início à linha de chegada e o serviço está finalizado. A transformação digital se assemelha mais a um processo evolutivo, com uma série de checkpoints – ainda que flexíveis e personalizáveis – a serem cumpridos e, posteriormente, superados. 

Por isso, é importante ter em mente que a digitalização do negócio está sempre em transformação. E que, para acompanhá-lo na jornada, é preciso contar com um parceiro que seja capaz de entender as demandas do seu negócio e realizar entregas rápidas e de qualidade. A QDOIS está pronta para caminhar com você na jornada pela digitalização. Clique aqui e conheça a nossa Fábrica de Power Apps – criaremos os apps de negócios perfeitos para sua empresa!